terça-feira, 21 de setembro de 2010

Oficina de Ritmo (TALA) e Acompanhamento para ODISSI

Oficina de Ritmo em Atibaia no estudio de Dança da Andrea Albergaria onde teremos 2 eventos . Uma oficina de Tala , a Arte de cantar o ritmo e uma segunda parte para bailarinos com acompanhamento de percussao para a dança Odissi .  Dia 02 de outubro . info : 011-81602492 ou andreaodissi@hotmail.com

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Historia da Tabla e da Tala

No décimo terceiro século após Cristo, Amir Khusro, o Conselheiro Chefe de Allauddin Khilzi inventou a Tabla, um novo instrumento resultando da divisão do Pakhawaj em duas partes. A Tabla é um conjunto de dois tambores. O tambor da mão direita (chamado tabla ou danya) é afinado à tônica, dominante ou subdominante. O da esquerda (a banya) é o baixo, um baixo de tessitura múltipla pois dependendo da pressão exercida pela base da palma , ela é capaz de uma ampla gama de sons.

Em músicas folclóricas e danças folks Dhol, Dapha e Mridang eram usados como instrumentos de percussão. Com o passar do tempo quando as canções clássicas se tornaram popular nas Cortes e Darbars , estas percussões (o Mridang e o Pakhawaj) eram tocadas com os Gayans Dhamar assim como o Drupad, mas atualmente a Tabla é o instrumento mais usado e mais popular na India.

O ciclo ritmico de uma peça dada é chamada de Tala. Assim como uma Raga tem seqüências de notas ascendentes e descendentes fixas, assim cada Tala tem um numero fixo de batidas. Diz-se que existem pelo menos 360 tipos diferentes de Tal (ciclo rítmico).

TALA: Na musica Indiana a tonalidade tem um processo essencial. A sucessão, com regularidade, de vibrações de som é necessária para tornar o som em Musica. Na musica Vocal assim como na Instrumental e na Dança, intervalos são criados para tornar a musica Melodiosa. Estes intervalos de tempo foram criados por batidas de palma da mão e denominam-se TALA. poderíamos definir Tala como um Ciclo Rítmico.

Os antigos músicos indianos elaboraram muitas TALAS de diferentes Matras (batidas), e Vibhags (barras de divisão)-, com variados  BOLS (silabas da Tabla) e determinaram os pontos de SAM (Batida Mais Forte) assim como os pontos de TALI e KALI (pontos importantes de contagem de um Taal.

THEKAS: Os bols convencionados de uma TALA (Compasso) que tem MATRAS (batidas) fixas, e para cada MATRA existem BOLS fixos/determinados. THEKA, também é como os indianos, no seu sistema rítmico musical, fazem sua contagem. O THEKA (da Tala Dadra no caso do exemplo) subjaz a qualquer variação que esteja sendo executada em ¾ . Ela também predispõe o caminho e com ele a intenção da Contagem pela disposição dos BOLS.Um exemplo de um THEKA do DADRA -Uma TALA EM 6 BATIDAS OU 6 MATRAS.

      SAM +                     0  Kali

BOLS     Dha Dhin Na I Tha Tin Na

MATRA 1       2      3      4     5    6


O musicologo Kailas Damania nos descreve assim como a Tala funciona: “ As divisões em uma Tala e o tempo forte da primeira batida , chamado de Sam (ou junto), são os elementos mais importantes dos ciclos. Talas que tem o mesmo numero de batidas podem ter o tempo forte em diferentes batidas. - e.g. uma barra que tem 10 batidas pode ser dividida assim: 2-3-2-3 ou 3-3-4 ou 3-4-3. Dentro da moldura de batidas fixadas, o tablista tocando as batidas pode improvisar na mesma extensão que o artista principal. O momento mais excitante para um bom ouvinte é quando ambos artistas- após suas improvisações individuais - voltam juntos com um acento na primeira batida. Assim, o “SAM” se torna a batida mais importante de ênfase durante um recital de musica indiana, pois tudo clama por unidade e atingi-la é a experiência mais recompensadora.


Os símbolos mnemônicos (silabas) para cada seleção, incidentemente representam tipos específicos de batidas na tabla. A tabla é tocada por toda a mão-- ponta dos dedos, lado dos dedos, a palma, parte interna da mão e punho.

BOLS: A linguagem da Tabla é Onomatopeica ( o som transmite/ecoa o sentido). Também pode-se dizer que: os sons produzidos pela batida da mão ou dos dedos na Tabla (e outras percussões indianas) são chamados de BOLES ou BOLS.

Bols na Dayan : NA, NE, TA, TUN,TIN, TE, RE ..

Bols na Bayan : Ge, Gi, Ka, Ke

Bols simultaneos : Dha, Dhin, Dhet, Thin, Thun , Kat..

Existem dois tipos de composições tocadas na tabla:

a) Tema e Variação -- Sthai & Vishtar

Um tema principal tem um fraseado de bols ( silabas da tabla ) cujo arranjo é mudado para derivar-se variações.

Alguns exemplos destas composições: Kaida, Rela, Laggi, etc

KAIDA : ( “Um caminho seguro” )

Pertence ao grupo de tema e Variação . Ë uma composição , cujo tema consiste em um numero menor de batidas ou bols. As variações são feitas permutando e combinando-se as batidas do tema .

Um kaida como toda composição pertencente ao grupo do Tema e Variação acaba com um tihai que é composto dos bols da ultima variação


b) Composições fixas -- Bandish

Exemplos : Tukra, Gat, Chakaredar, Tihai


TIHAI : ( “Mesmo trecho de bols repetidos de Sam a Sam” )

Trata-se de uma cadência ternaria . Quando uma composição é repetida tr6es vezes e chega ao Sam ou à batida intecionada do ciclo de um Taal , isso é chamado de Tihai.


KAIDA e VISHTAR


DHA TI DHA GE NA- DheTe TeTeKeTe

DHA TI DHAGE THU NA KENA

TA TI TA KE NA- TeTe TeTeKeTe

DHA TI DHA GE DHI NA GE NA



DHA TI DHA GE NA - DheTe TeTeKeTe

NA- DheTe TeTeKeTe NA - DheTe TeTeKeTe

DHA TI DHA GE NA- DheTe TeTeKeTe

DHA TI DHA GE THU NA KENA

TA TI TA KE NA - TeTe TeTeKeTe

NA- TeTe TeTeKeTe NA - TeTe TeTeKeTe

DHA TI DHA GE NA- DeTe TeTeKeTe

DHA TI DHA GE DHI NA GE NA






UM TIHAI

DHA          DHIN           DHIN          DHA

DHA          DHIN           DHIN          DHA

NA            THIN           THIN           THA

TIRAKITA DHA TIRA  KITA DHA TIRAKITA

(DHA DHIN DHIN DHA)

Encontrando Zakir Hussain no Brasil


Turné do grupo Shakti - com Zakir Hussain no Tim Jazz de 2007, na foto, Krucis , Zakir e Edgard


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tocando com os indianos

Tocando no Teatro de Dança com a familia Kar , Prafula e Mahaprasad

Release e Experiencia Musical / discografia

Edgard Silva - Tabla & Percussão

Estudioso de tabla e percussão a mais de 20 anos. Iniciou seus estudos nesses instrumentos com o professor e instrumentista Zé Eduardo Nazario (86/89) e com o pianista Fernando Spindola (teoria). Estudou tabla e música indiana com Ramakrishna e Kisham Ramdokar (90/92). Aprofundou seus conhecimentos na Índia, com o mestre Pandit Shankar Ghosh, proeminente instrumentista e professor de Calcutá, em três ocasiões (94, 96 e 99). Tornou-se discípulo de Ramesh Bapodara, tablista da Companhia de Dança Kumodini Laksya de Kathak, durante 4 anos. Fez aulas particulares e workshops com Shubankar Banerjee, Debashish Das, Badal Roy, e Zakir Hussain entre outros. Desde 2004 freqüenta o Ali Akbar College em San Rafael, Califórnia, mantendo uma parceria com o músico Daniel Paul (tabla tarang, voz e tabla) com quem toca regularmente nos Estados Unidos e Brasil.

Desde 1999, realiza tournées pela Europa, Estados Unidos, México e Israel, com o multi-instrumentista e cantor Carioca Freitas e também como instrumentista solo. Tocou com Jai Uttal, Jayashi Majundar e Pandit Mukesh Desai. No cenário nacional trabalha e colabora musicalmente com Carlinhos Antunes, Dinho Nascimento, Eder Rocha, Andréas Kisser e outros músicos. Participa e ministra workshops de mantras e kirtans no Instituto Pachamama na Costa Rica e no Omega Institute em Rhinebeck, Nova Yorque, USA.

Em comemoração ao 50º aniversário da Independência da Índia em 1997, Edgard Silva Bueno recebeu do Cônsul Geral da Índia, Sr. R. Vishwanathan, a Placa de Honra do governo Indiano, em reconhecimento ao trabalho de divulgação da música e da cultura Indiana no Brasil.

É idealizador do curso livre de Tala, único do gênero no país, na Universidade Livre de Música (ULM) atualmente chamada EMESP. 2007/08/09


Discografia:

• Aksara - Edgard Bueno e convidados.

• Greatful – Edgard Bueno, Carioca Freitas, Guello, Dimos Goudaroulis.

• Jardim – Edgard Bueno, Robertinho Silva, Amit Gershwi, Shay Maivar e Rainer Scheurenbrand.

• Ciranda - Carioca e banda .

• Celebration – Edgard Bueno, Chandra Lacombe e Carioca Freitas.

• Umbanda – Edgard Bueno, Chandra Lacombe e Carioca Freitas.

• Shanti e Alegria – Edgard Bueno, Chandra Lacombe e Carioca Freitas.

• Meeting in the Forest - Edgard Bueno, Chandra Lacombe e Carioca Freitas.

• Bossa Nova Delhi - Edgard Bueno, Ratnabali e Ana Rita Simonka

• Gongolô - de Dinho Nascimento - (faixa Índia Ginga). Selo Eldorado

• Atman 1 e 2 - Mantras e techno-mantras - Edgard Bueno e Victor Ruiz .

• The Eastern Side - de Merit Aton – Edgard Bueno e Sangeet

• Bhava-Chakra - a roda da existência - Edgard Bueno, Arthur Shaker.

• À Caminho das Índias – Edgard Bueno, Duo Fel, Marlui Miranda, André Rocha e Alberto Marsicano.

• Sites :
    http://www.tabla.mus.br/
no youtube : edgardbueno
no   myspace/edgardtabla
edgar.bueno@terra.com.br
OMB 36 909.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A homepage oficial deste blog, do tabla Garana Brasil

http://www.tabla.mus.br/

Aulas de Tabla e Tala

Na escola Tabla Garana Brasil , Edgard Silva Bueno ministra aulas de ritmo indiano assim como dos instrumentos de percussao indianas. Discipulo de Shankar Gosh (Farukabad garana) e de Ramesh Bapodara ( Ajrana garana) , Edgard estuda Tabla ha mais de 20 anos.
Edgar fez 10 anos de turnés com Carioca Freitas participando de festivais de musica e tocando em auditorios , teatros e centros culturais em todo o USA  , no Canada , na Europa, Mexico e America central,  assim como em Israel,  resultando em 10 cds gravados ao longo dessa jornada.
Muito importante tambem foi a experiencia de dar aula na ULM-EMESP  (2007/08/09),   onde seu curso Tala, a arte de Cantar o Ritmo , fez muito sucesso e ajudou na elaboração de um metodo para aulas no Brasil.
Este blog trará noticias da Escola Tabla Garana Brasil, e informaçoes gerais como musicas, partituras , e orientaçoes sobre os mais diversos assuntos ligados a Tabla e a Tala .
Tambem teremos uma serie de videos das oficinas ministradas em agosto de 2010, pelo tablista norte-americano Daniel Paul, formado no Ali Akbar College , onde ele explica a tabla nas suas varias sonoridades  com enfoque pratico e tecnico.

Namaskar